sábado, 9 de fevereiro de 2013

A ARTE DE PORTINARI




Cândido Torquato Portinari (Brodowski - interior de são Paulo, 29 de dezembro de 1903 - Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras ( de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presentados à sede da ONU, em Nova York, em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção international.

Em 1954, Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo nas tintas que usava. Desobedecendo as ordens médicas, Portinari continuava pintando e viajando com frequência para exposições nos Estados Unidos, Europa e Israel. No começo de 1962 a prefeitura de Milão convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. 

Seu filho João Cândido Portinari hoje cuida dos direitos autorais de Portinari.

Fonte: Wikipédia.

Um comentário:

  1. Fiz um comentário, mas fiquei na dúvida se ele foi salvo. Resumindo: quero parabenizá-la por estar retomando o BLOG com muita arte. Portinari é um dos meus preferidos pintores brasileiros.Ele denunciou a miséria e a desigualdade. abraço
    anamargarida

    ResponderExcluir